Fites lança cartilha sobre assédio moral no meio sindical
“A nova direção da FITES, Federação dos Trabalhadores em Entidades Sindicais, ao observar o universo macabro da prática do Assédio Moral contra os trabalhadores dentro do espaço sindical, em seu seminário de planejamento estratégico, viu por bem organizar essa primeira cartilha.
Posteriormente, editaremos um dossiê que deverá ser apresentado às direções nacionais de todas as centrais sindicais e à OIT (Organização Internacional do Trabalho).
Dessa forma, pretendemos mostrar outro assediador, aquele que também denuncia. Logo, deveria abominar esse tipo de tortura invisível, porém real no ambiente de trabalho. Esta cartilha tem como objetivo traçar um perfil inicial da importância de conhecermos um “novo” agente social, capaz de reproduzir dentro de nossas entidades sindicais a tortura psicológica do Assédio Moral. O fenômeno em si existe desde o surgimento das relações de poder no mundo do trabalho.
No Brasil, dados da Previdência Social mostram que os transtornos mentais aumentaram assustadoramente nos laudos médicos entre os anos de 2000 a 2002, e a depressão é o mal que mais prevaleceu nos afastamentos por stress laboral, sendo a terceira patologia oriunda do trabalho que mais afeta as pessoas atualmente.”
O texto acima é a introdução à cartilha “Assédio Moral no Meio Sindical”, lançada recentemente pela Fites. Para acessar a cartiha completa clique aqui ou na imagem da capa da cartilha.