Descompasso com os movimentos sociais e sindicais ou, apenas, uma Ordem à serviço dos Banqueiros?
29 de setembro de 2016. Guardem bem essa data. A data que a OAB/PE entrou com ação judicial para solicitar prisão da Presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco. Além disso, pediu o aumento da multa que a justiça determinou caso os bancários não atenda a determinação judicial de manter 30% das atividades. E para finalizar esse triste capítulo, pediu abertura de inquérito policial contra a representante do sindicato.
Hoje, a Ordem dos Advogados encabeça uma campanha em sintonia com a classe patronal, os banqueiros, para criminalizar o movimento grevista. Tentando fazer com que a população se volte contra os trabalhadores. Mostrando o descompasso com os movimentos sociais e sindicais.
A “Ordem” deveria, primeiramente, informar a população os lucros astronômicos dos bancos. Por exemplo: Juntos, o Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander lucraram R$ 13,46 bilhões. E, depois de esclarecer a população do quanto ela, a população, é explorada por esse sistema bancário.
A OAB/PE deveria seguir o exemplo da ABRAT – Associação Brasileira dos Advogados Trabalhista, vindo à rua para defender quem de fato está dos lados dos trabalhadores e da população. É verdade que estamos passando por transtornos por conta da greve? Não, não estamos passando por transtornos por conta da GREVE.
A população passa por transtornos devido as inúmeras agências fechadas por falta de segurança. Quando chega nas agências que funcionam com números reduzidos de funcionários. Onde a terceirização e a precarização do trabalho e do atendimento imperam apenas com um único propósito, aumento de lucro.
O SINTESPE em solidariedade aos companheiros(as) bancários convoca sua categoria para se juntar ao Ato Público de repúdio contra a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Pernambuco, a partir das 15h em frente à Caixa Econômica Federal - Marrocos, bairro de Santo Antônio (em frente ao Teatro Santa Isabel).